Como conciliar os estudos para diversos concursos? Está é uma pergunta interessante, até porque sabemos que estudar para concursos é uma tarefa árdua. No entanto, se você já tem um objetivo em mente, isso se torna mais fácil. O ideal, portanto, é planejar seus estudos de acordo com ps seus objetivos, levando em conta, por exemplo, prazo de edital, etapas de provas, aptidão, etc. Vamos apresentar algumas importantes dicas para você.

    Como conciliar os estudos – 1º Passo: Entenda a Estrutura e o Funcionamento dos Concursos

    Inicialmente, é necessário que você entenda um pouco mais sobre a estrutura e o funcionamento dos concursos públicos. A partir desse primeiro contato, você poderá traçar uma estratégia ao comparar as áreas, analisando suas semelhanças e diferenças. Tenha em mente que cada área pode cobrar disciplinas e assuntos distintos, então é importante que você se atenha às diferenças das áreas escolhidas, para que você possa abarcar todo o conteúdo.

    2º Passo: Compare os Editais

    Logo após decidir as áreas que você irá se dedicar, é importante que você compare os editais e veja quais são as semelhanças e diferenças no Conteúdo Programático. Isso porque, em uma mesma carreira, as matérias e os conteúdos podem ser bastante semelhantes, principalmente nos conteúdos basilares de cada disciplina, o que facilitará seus estudos! No entanto, é preciso se atentar, também, aos assuntos que são exclusivos daquele certame, pois você precisará incluí-los em seu cronograma de estudos. Dica boa de Como conciliar os estudos

    Ferramentas que podem ajudar

    Para te ajudar nessa atividade, você pode procurar por ferramentas online que façam a comparação automática de PDFs, isso economizará tempo e te mostrará os pontos que estão distintos no Conteúdo Programático. Além disso, é importante que você reserve um tempo para avaliar quais cargos podem ser estudados concomitantemente. Afinal, conciliar os estudos para duas áreas totalmente distintas, como Auditor Fiscal e Tabelião de Notas, talvez não valha tanto a pena. Já esta vendo Como conciliar os estudos?

    3º Passo: Trace uma Estratégia de Estudos

    Após a análise detalhada dos concursos e seus editais, você pode começar a traçar uma estratégia, isto é, escolher o método que irá utilizar. Primeiramente, o método de estudo escolhido pelo aluno possui extrema importância e influência nos resultados deste. Isso porque, é através dele que você irá aprender e fixar o conteúdo, formando a sua base teórica. Ao pesquisar e experimentar as técnicas, tente diversificá-las e verificar com qual você se adapta mais. É de suma importância que você tire um tempo para conhecê-las e colocá-las em prática. Como exemplo, podemos citar o estudo por doutrina ou videoaula, por lei seca e jurisprudência, por matérias mais recorrentes, pelo edital e por resolução de questões. Cabe a você escolher a técnica que mais se identifica e inseri-la nos estudos

    Como conciliar os estudos – 4º Passo: Confeccione seu Cronograma

    Em relação ao seu cronograma, tenha em mente que ele deve englobar todos os seus horários, suas obrigações diárias e o tempo disponível que você tenha para estudos. É importante que, durante a confecção do plano, você determine quais serão as matérias a serem estudadas, qual método será utilizado e o tempo de resolução e revisão de questões. Isso irá te ajudar a ter um objetivo pré-estabelecido a ser cumprido, bem como a não procrastinar no momento dos estudos.

    Nesse momento, também é importante que você utilize seu conhecimento acerca dos pontos semelhantes que observou anteriormente. Logo de início, você deve estabelecer mais tempo para as matérias em comum e focar nestas! Mas, para que você não deixe as matérias específicas de lado, você pode reservar 30% da sua carga horária de estudos para focar nas matérias específicas dos editais.

    Ademais, é recomendável que você, ao iniciar uma disciplina específica, busque finalizá-la antes de dar início a outra disciplina, para que você já tenha o conteúdo consolidado ao passar para a próxima matéria, seja ela do mesmo certame ou não.

    5º Passo: Invista em um material de qualidade!

    Uma última dica de Como conciliar os estudos, ressaltamos a importância de um bom material de estudos!

    Se você deseja conciliar os estudos para as diversas áreas de concurso, é fundamental que você disponha de ferramentas que te auxiliem nessa jornada da aprovação. Isso não apenas tornará sua caminhada mais leve, mas também, te ajudará a montar uma ótima base de estudos para as diversas áreas!

    Compartilhe.