Desde o dia, 31 de agosto, os depósitos judiciais na Justiça do Trabalho podem ser realizados via Pix. A mudança trouxe maior agilidade e praticidade para partes envolvidas, advogados e advogadas em processos trabalhistas.
Essa nova opção de pagamento permite que os depósitos sejam efetuados com um QR Code, disponível em qualquer uma das mais de 800 instituições financeiras integradas ao sistema Pix no Brasil. Com disponibilidade 24 horas por dia, sete dias por semana, a medida visa simplificar ainda mais o acesso aos depósitos judiciais, independente do horário ou do banco utilizado.
Essa inovação também se destaca pela segurança e eficiência que oferece aos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e às partes interessadas, substituindo o tradicional boleto bancário como única forma de pagamento.
Antes da implementação nacional, a Justiça do Trabalho realizou testes para o resgate de depósitos via Pix no TRT da 2ª Região, em São Paulo, que é o maior do país. Para os pagamentos, não haverá uma fase de testes: todos os TRTs já podem habilitar o sistema de forma simultânea, diretamente no Sistema de Controle de Depósitos Judiciais (SisconDJ).
Essa inovação, que passa a vigorar a partir de hoje, facilita o cumprimento de obrigações judiciais trabalhistas, promovendo uma justiça mais célere e acessível para todos os envolvidos.
Fonte: Portal do TST.