Modalidade

Online

Área de concentração

Operadores do Direito em geral, demais ramos abrangidos pelas ciências sociais - psicologia, serviço social, além de outras correlatas.

Duração

360 horas

Turma encerrada para 2022

Turma 2022

Por que fazer o Direito da Família e Sucessões?

Competências e Habilidades adquiridas com o curso

•Domínio das Legislações e Normativas Específicas:

Os alunos adquirem um conhecimento aprofundado das legislações e normativas que regem o Direito da Família e Sucessões, incluindo o Código Civil e demais legislações pertinentes.

•Assessoria e Planejamento Familiar:

Desenvolvimento de habilidades para prestar assessoria jurídica especializada em questões familiares, incluindo o planejamento sucessório e familiar, garantindo segurança jurídica e efetividade nos processos.

•Atuação Estratégica em Divórcios e Dissoluções Familiares:

Capacidade de atuar de forma estratégica em processos de divórcio e dissoluções familiares, considerando aspectos legais, emocionais e patrimoniais, buscando soluções que atendam aos interesses das partes envolvidas.

•Guarda e Regime de Visitas:

Profundização no entendimento e aplicação das normativas relacionadas à guarda de filhos e definição de regime de visitas, considerando sempre o melhor interesse da criança.

•Mediação e Resolução de Conflitos Familiares:

Desenvolvimento de habilidades de mediação, promovendo a resolução de conflitos familiares de maneira amigável e eficaz, evitando litígios prolongados.

•Elaboração de Inventários e Partilhas:

Competência na elaboração de inventários e partilhas, considerando aspectos jurídicos e patrimoniais, garantindo um processo sucessório transparente e de acordo com a legislação vigente.

•Direito das Sucessões:

Compreensão aprofundada das normas relativas ao Direito das Sucessões, incluindo a elaboração de testamentos, herança e procedimentos relacionados à transmissão de bens.

Corpo docente permanente

Luciano Lima FigueiredoCoordenador
Doutor. Mestre em Direito Privado e Econômico pela UFBA.
Salomão Resedá Filho
Doutor em Direito Público UFBA.
Luciano Lima Figueiredo
Doutor. Mestre em Direito Privado e Econômico pela UFBA.
Roberto Lima Figueiredo
Mestre em Direito pela UFBA.
Daniel Carnacchioni
Mestre em Constituição e Sociedade pelo IDP
Daniel Amorim Assumpção Neves
Doutor em Processo Civil pela USP.
Emílio Salomão Pinto Resedá
Especialista em Ciências Criminais - Pro/OMNIS
João Glicério de Oliveira Filho
Doutor em Direito pela UFBA.
Fernando Sartori
Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelião de Notas.
Conrado Paulino
Doutor em Serviço Social pela PUC/RS.
Fernanda Ravazzano Lopes Baqueiro
Pós-Doutora em Relações Internacionais pela UB.
Cíntia Burille
Especialista em Dir. de Família e Sucessões - FMP
Rita Simões Bonelli
Mestra em Direito Econômico pela UNIFACS.
Ricardo Calderón
Mestre em Direito Civil
Lilian Sena
Diretora Regional do IBDFAM
Lais Gomes Bergstein
Doutora em Direito pela UFRGS, com ênfase em Direito do Consumidor e Concorrencial. Premiada com Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Teses - 2019.
Oton de Albuquerque Vasconcelos Filho
Doutor em Direito pela UPE.
Luciana da Fonseca Lima Brasileiro
Doutora e Mestre em Direito Privado pela UFPE
Danielle Portugal de Biazi
Doutora em Direito Civil - PUC/SP.
Maurício Requião
Doutor em Direito Privado pela UFBA.
Angelo Boreggio Neto
Mestre em Direito pela PUC/SP
Gabriel Honorato
Mestre em Direito pela UFPB; Vice Presidente do IBDFAM/PB; Vice-Presidente e Coordenador da Pós-graduação em Direito de Família e Sucessões da ESA/PB.
Rodrigo Mazzei
Doutor em Processo Civil pela FADISP
Brenda Cecília Viana Fernandes
Especialista em Direito Civil e Processo Civil.

Colaboradores

Professores convidados

Professores internacionais convidados

Internacionalização

O curso ora proposto tem um perfil voltado à cooperação internacional para o intercâmbio de informações.

O corpo docente nacional é composto por professores Doutores com experiência acadêmica e profissional, com titulações obtidas em Universidades reconhecidas nacional e internacionalmente. Todos os professores têm experiências internacionais e publicações qualificadas na área do Direito e da segurança humana, integrando redes de pesquisa internacionais e atividades laborais na área.

Além disso, todas as disciplinas contarão com a participação de um professor estrangeiro, oriundo da Europa, dos Estados Unidos ou da América Latina. O contato e o compartilhamento de informações e experiências com professores internacionais contribuirá sobremaneira para o aperfeiçoamento profissional do acadêmico.

  • 1 - Quais as etapas da inscrição? Tem valor de inscrição a ser pago?

    Inscrição no site da Faculdade CERS
    - Não há cobrança de taxa de inscrição.
    - Preenchidos os dados, o candidato receberá o email de confirmação.
  • 2 - Como funciona o processo seletivo?

    Análise da documentação (eliminatória)
    O(A) candidato(a) receberá e-mail com as orientações para disponibilização dos documentos, estes descritos no Edital do Programa.

    Avaliação escrita (eliminatória)
    O(A) candidato(a) deverá elaborar e submeter em meio eletrônico uma redação com no máximo 2 (duas) laudas no padrão ABNT, sobre uma das linhas de pesquisa e tendo como base os textos descritos no Edital do programa

    Entrevistas (classificatórias)
    Os candidatos aprovados nas duas etapas anteriores serão convidados a participar da etapa de entrevistas, respeitando as informações constantes do Edital do Programa.
  • 3 - Há exigência de proficiência em língua estrangeira?

    Sim. Será exigida proficiência em língua estrangeira, a qual será avaliada no primeiro ano do curso (até a data da qualificação da dissertação) por meio da aplicação de prova em inglês ou espanhol, em data a ser estabelecida pela Coordenação do Mestrado.
  • 4 - Onde serão divulgados os resultados?

    Os nomes dos candidatos aprovados no processo seletivo serão divulgados, por ordem alfabética no site da faculdade CERS (faculdade.cers.br). As datas estão disponíveis no Edital do Programa.
  • 5 - Quais documentos serão necessários após inscrição?

    Todos os documentos serão disponibilizados em PDF, frente e verso, e estão descritos no Edital do Programa.
    - Diploma de Graduação ou Declaração de conclusão de curso;
    - Histórico escolar;
    - Certidão de Nascimento ou de Casamento;
    - Carteira de Identidade ou equivalente (CNH)
    - CPF
    - Comprovante de residência;
    - Carta justificando a opção pelo Mestrado e indicando possível tema a ser desenvolvido como Projeto de Pesquisa;
    - Currículo Lattes atualizado;
  • 6 - Como serão realizadas as MATRÍCULAS?

    Mediante assinatura do Contrato de prestações de serviços educacionais da Pós Graduação e declaração de leitura e ciência do Regimento Interno do programa. A efetivação da matrícula está condicionada ao pagamento da primeira mensalidade, de maneira que caso o pagamento não seja efetuado até a data de vencimento, o boleto será cancelado e o candidato eliminado do processo seletivo.
  • 7 - Quando serão os encontros presenciais?

    Serão ministradas uma vez por mês, às quintas-feiras, de 19h as 22:40h, sextas-feiras, de 8h às 18:30h e aos sábados, de 8h às 18:30h. As agendas serão disponibilizadas após divulgação do cronograma das aulas.

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